Limitação das parcelas de seu empréstimo consignado

Agende uma consulta com um de nossos Advogados

Fale sobre o seu caso:

Receba o contato de um advogado especialista.

Limitação das parcelas de seu empréstimo consignado

TUDO-SOBRE-emprestimo-consignado

Você fez algum empréstimo e os descontos para pagamento das parcelas mensais tem comprometido grande parte do seu salário?

A lei 10.820/2003 prevê que esses empréstimos pessoais oferecidos pelas instituições financeiras, não podem ultrapassar o limite de 30% do rendimento mutuário. Esse assunto também já é pacificado no Superior Tribunal de Justiça, que entendeu que o débito na conta do correntista não pode superar tal limite, respeitando o princípio da dignidade da pessoa humana e da boa-fé objetiva.

Nesse mesmo sentido, há que se falar da lei regente no Estado de Goiás, nº 16.898 de 2010, com o seguinte enunciado:

Art. 5° A soma mensal das consignações facultativas de cada servidor civil ou militar, ativo ou inativo, e pensionista, não poderá, qualquer que seja a quantidade de linhas contratadas, exceder a 30% (trinta por cento) da respectiva remuneração, provento ou pensão mensal.

Tal fato dificulta e inviabiliza a vida das pessoas, pois não conseguem pagar suas despesas essenciais, vez que, está sendo descontado além de 30% da sua remuneração. Em outras palavras, os descontos são tão exorbitantes que impedem a própria subsistência da parte autora e sua família.

A Constituição Federal garante o mínimo necessário (material, psicológico e social) para que o cidadão tenha condições de sobrevivência. O mínimo necessário à existência constitui um direito fundamental, uma vez que sem esse mínimo, cessa a possibilidade de sobrevivência digna do homem, pois o mínimo existencial não se limita a garantir a existência física do indivíduo ou sua mera sobrevivência, vai muito além disso. Trata-se de viver com dignidade e não simplesmente sobreviver. Todo ser humano tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e à sua família saúde, bem-estar, inclusive alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e os serviços sociais indispensáveis e direito à segurança em caso de desemprego, doença invalidez, viuvez, velhice ou outros casos de perda dos meios de subsistência em circunstâncias fora de seu controle.

O mundo atual vive a era do imediatismo, onde tudo é fácil, tudo se pode comprar, as propagandas são cada vez mais agressivas e a facilidade de contrair créditos e fazer gastos. O que tem propiciado um aumento significativo no número de pessoas físicas que se encontram superendividadas. O superendividamento trata-se da situação em que o consumidor, de boa-fé, verifica que sua renda não suporta adimplir suas obrigações e dívidas, e num determinado momento, encontra-se numa situação que não consegue mais reverter e não sabe como reconstruir sua vida econômica.

A concessão e a confirmação de uma tutela de urgência, para que os bancos, no prazo fixado pelo Juiz, adotem todas as medidas necessárias, técnicas ou de outra natureza, abstendo-se de descontar os valores que excedem o limite de 30%, permitido legalmente de seu subsídio/aposentadoria, tornando-se no fim definitiva; Que seja devolvido em dobro as inúmeras parcelas já pagas, que foram descontadas ilegalmente uma vez que extrapolam o limite permitido pela Lei, 30%, requerendo desde já a juntada de novos documentos/contracheques, em valor total a ser apurado em liquidação de sentença; Seja determinada a limitação de todos os descontos ao percentual de 30% do salário líquido da parte autora e o recebimento da presente AÇÃO DE OBRIGAÇÃO DE FAZER COM PEDIDO DE TUTELA DE URGÊNCIA E REPARAÇÃO DE DANOS MATERIAIS E MORAIS; sendo estes, alguns dos pedidos possíveis em uma eventual demanda judicial.

4.8/5 - (9 votes)

advogado revisao de fgts goiania

advogado revisao de fgts

advogado revisao de fgts goiania

advogado revisao de fgts

advogado revisao de fgts goiania

advogado revisao de fgts

advogado revisao de fgts goianiaadvogado revisao de fgts

O Escritório de Advocacia Rodolfo Pimenta, atende a grande Goiânia e toda região do estado de Goiás.

Nossos advogados especialistas em suas respectivas áreas, atuam com sensibilidade, competência, dedicação e profissionalismo estando prontamente à sua disposição.

Mais Publicações

Fale com um

Advogado Especialista

A ética profissional e a transparência pelo trabalho que executamos, sempre formaram a base do nosso escritório. Com uma advocacia pautada na determinação e comprometimento pela busca de soluções para os conflitos pertinentes a toda e qualquer área da sociedade que vivemos.  

O Escritório Rodolfo Pimenta Advocacia e Consultoria Jurídica conta com profissionais especialistas em suas diversas áreas de atuação.

advogado-goiania-rodolfo-pimenta

WhatsApp

Olá , para iniciarmos o atendimento nos informe seu nome e telefone.

Ao clicar no botão iniciar conversa, você será direcionado para o nosso Whatsapp e um de nossos atendentes lhe atenderá  em seguida.